quinta-feira, 9 de maio de 2013

Curso de Web Design


Base para começar 

            Conceito de web 2.0
Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana  O’Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a “web como plataforma “, envolvendo aplicativos baseados em redes sociais e Tecnologia de Informação. A web 2.0 é caracterizada basicamente pela maior interação do usuário como os elementos dos sistemas web. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a web, ele não se refere á atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é, encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivação.




Padronizando a web
O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional na qual organizações filiadas, uma equipe em tempo integral e o público trabalham juntos para desenvolver padrões para a Web. Liberado pelo inventor da web Tim Berners-Lee e o CEO Jeffrey Jaffe, o W3C tem como missão conduzir a World Wide web para que atinja todo seu potencial, desenvolvendo protocolos e diretrizes que garantam seu crescimento de longo prazo num modelo padronizado para que possa ser desenvolvido e acessado de modo comum a todos.

Web Standards
Web Standards pode ser traduzido como padrões web e tem por objetivo a criação de uma web universal.
 Web Standards é um conjunto de normas, diretrizes, recomendações, notas e afins de caráter técnico, produzidos pelo W3C e destinados a orientar fabricantes, desenvolvedores e projetistas para o uso de práticas que possibilitem a criação de uma Web acessível a todos, independentemente dos dispositivos usados ou de suas necessidades especiais.

Oque é um website?
Um website é um conjunto de páginas web, isto é de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes comõe a World Wide Web. Os sites podem ser considerados um dos melhores meios de pucidade atualmente. Existem ainda tipos variados de site como: site institucional, portal, blog, hotsite.


  Tipos de site
Sites Institucionais
São utilizados por instituições com ou sem fins lucrativos para divulgarem seus trabalhos, informarem a respeito de eventos etc. Há também o caso dos sites mantidos por profissionais liberais, para publicarem seus trabalhos.


Portal
São chamados de “portais” os sites que possuem conteúdos de diversos tipos entre os demais tipos, geralmente fornecidos por uma mesma empresa.


Blog
São sites cuja a estrutura promove a opção de atualização e inserção rápida de novos conteúdos ( os posts ) que são organizados baseados em determinados critérios de tempo e relacionamento de conteúdo.


HotSite
São sites cujo o objetivo é comunicar alguma atividade ou ação de comunicação específica ou de momento. Estes são criados com um apelo visual maior e possuem ainda tempo de “vida” determinado.


   Dominío
Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na internet. O nome domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na internet. sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

No Brasil a empresa responsável pelo registro dos domínios é a Registro.br. para registrar um domínio, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (Instituições que possuem CNPJ) ou física (CPF) que possua um contato em território nacional.
 Para cada categoria existe um domínio específico. A seguir podemos ver alguns desses domínios e suas indicações:

( Para pessoas físicas ou jurídicas )
 COM – Atividades comerciais ( domínio internacional )
  COM.BR – Atividades comerciais ( domínio brasileiro )
  NET.BR – Atividades comerciais
  DPNs – Para pessoas jurídicas
  ART.BRArtes – Músicas, pintura, folclore
  EDU.BR – Entidades de ensino superior
  GOV.BR – Entidades do governo federal
  ORG.BR– Entidades não governamentais sem fins lucrativos
  TV.BR – Empresas de radiodifusão de sons e imagens


(Somente para pessoas fisícas)
         ADM.BR – Administradores
  ADV.BR – Advogados
 FOT.BR – Fotógrafos
MED.BR – Médicos


Crimes Digitais
Quando falamos em crimes digitais, pensamos em pedofilia, fraudes, criação e disseminação de vírus, mas    esta não é a realidade, pois atitudes aparentemente inocentes como comentários maldosos por e-mail, sobre uma pessoa física ou jurídica, bem como a divulgação de mensagens falsas que solicitam por ajuda a alguma causa supostamente “nobre”, podem se enquadrar como delitos digitais.
No caso de comentário maldoso, dependendo da gravidade e da situação, o mesmo pode ser entendido como calúnia, ficando quem o comente sujeito á possibilidade de ficar em reclusão.
Já no caso de divulgação de mensagens falsas, se a mensagem for caracterizada como spam e você resolver propagar ainda mais, esta atitude pode ser entendida como “exercício arbitrário das próprias razões”, que constitui pena de 15(quinze) dias a 1 (Um) mês de reclusão ou multa, bem como pena correspondente a violência.
O simples ato de utilizar em seus trabalhos, para fins comerciais, imagens do google sem autorização, no caso dessas imagens possuírem direitos autorais , já caracteriza uma atividade irregular.
Com estes exemplos, podemos demonstrar que muitas vezes, as pessoas cometem delitos graves sem perceberem. Sendo ruim para a pessoa que o realizou, ficando ela sujeita a acusação, mesmo não tendo tido a intenção de causar algum dano. Se este realizou tal feito, nas dependências de seu trabalho, utilizando-se da infraestrutura  da empresa, fica a mesma configurada como corresponsável pelos atos do empregado.
- Os crimes digitais mais comumente empregados são:  Phishing, que é a “pesca” de dados bancários e senhas através de envio de e-mails com pedidos de atualização.
A segurança é um fator importante quando se fala em informática, e por mais que o usuário não saiba, a monitoração da grande rede acontece a todo momento. Da mesma forma sites como http://www.safernet.org.br/site/ concentram informações de cada delegacia estadual para crimes cibernéticos no brasil.. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário